As nossas
Notícias

Aproveitar as Férias em Família

Agosto é o mês das “férias grandes” por excelência. Muitos de nós nos perguntamos como aproveitar este período da melhor maneira. Queremos descansar, não ter horários nem rotinas, ou introduzir novas rotinas de férias, aproveitar momentos em família ou com amigos.

Mas por vezes também nos perguntamos o que poderemos fazer para enriquecer as nossas vidas e as aprendizagens dos nossos filhos, preenchendo as férias com experiências e vivências que nem sempre podemos ter no nosso dia-a-dia.

E para isso não precisamos necessariamente de planear uma viagem longínqua ou gastar muito dinheiro num parque temático. Podemos fazê-lo, claro, mas também podemos usar a nossa imaginação e simplificar, sem comprometer a diversão e aquilo que podemos aprender (ou relembrar) em conjunto.

Isto pode ser feito de diversas formas, de acordo com a idade das crianças e a fase em que se encontram.

Com crianças mais pequenas podemos, por exemplo, aproveitar para trabalhar a sua autonomia sem a ditadura dos horários que o dia-a-dia nos impõe.

Quantas vezes não temos o nosso filho de 2 anos a querer vestir-se ou comer sozinho e nós não deixamos porque “temos de nos despachar”? Pois bem, aproveitemos as férias para que eles possam “fazer sozinhos” sem pressas. Ganham eles, em auto-estima e reforço de autonomia, e ganhamos nós que, orgulhosos, vemos os nossos filhos crescer em frente aos nossos olhos.

Com crianças mais crescidas, que já gostam de participar nas decisões e escolhas familiares, porque não desenvolver um projeto de e em família? Podemos escolher um tema em conjunto e planear toda uma aventura à sua volta!

Desde o tema em si, que poderá ter a ver com algo trabalhado na escola e que lhes suscitou curiosidade, a uma pesquisa prévia acerca do mesmo (uma história, uma lenda...) à escolha de uma experiência ligada ao tema (por exemplo, um local a explorar)...

Dependendo da idade das crianças, poderão mesmo pedir-lhes ajuda para traçar o trajeto (para onde vamos?, que caminho escolher?, quanto tempo levamos a chegar?, a que horas devemos sair?); elaborar um orçamento para esta experiência (quanto dinheiro precisamos para entradas?; e para almoçar?; portagens e combustível ou transportes?; podemos gastar um pouco mais num gelado?); definir objetivos a atingir no final da mesma (o que queremos aprender ou descobrir?)... As possibilidades são inúmeras!

No final, podem elaborar um “relatório” (em papel, um cartaz, uma apresentação digital, um álbum fotográfico...) para “apresentar”: a vocês próprios, a outros familiares, aos colegas no regresso à escola.

No fim, o importante é que aproveitemos estes raros momentos sem pressas, e que no final sintamos que valeu a pena. Teremos, com certeza, construído excelentes memórias e ficaremos com um sentimento de que estes momentos serão eternos.

Boas férias!