Conheça o nosso Projeto Educativo 2024/2029!
No nosso vigésimo ano letivo temos um Projeto Educativo renovado e adaptados à realidade de um mundo complexo e desafiante no qual as crianças de hoje serão os adultos de amanhã! Venham conhecê-lo!
Literacias para a Vida num Mundo Global - Enfrentar os Desafios e Aproveitar as Oportunidades do Nosso Mundo Complexo
O mundo atual coloca-nos vários desafios. As interdependências e os conflitos pelo mundo, as questões da tecnologia e dos problemas climáticos e ambientais, a diversidade cultural e as desigualdades socioeconómicas, todos estes aspetos têm contribuído para um mundo mais complexo. E é altamente provável que estes desafios e esta complexidade de evidenciam ainda mais nas próximas décadas.
No entanto, este mundo também nos traz muitas oportunidades, como o empreendedorismo, novas formas de trabalho, de mercados e a economia digital, novas oportunidades de educação, formação e desenvolvimento pessoal, maior consciência ambiental e de sustentabilidade, as tecnologias que se desenvolvem em prol da saúde e do bem-estar, as oportunidades para desenvolver uma cidadania global.
Mas estas oportunidades estarão ao alcance daqueles que estiverem preparados para se adaptar, aprender ao longo da vida e explorar novos caminhos e soluções.
Na Parkids estamos conscientes que a escola é o espaço por excelência em que são lançadas as bases para essa preparação, desenvolvendo desde cedo competências ligadas ao saber (conhecimentos), ao saber fazer (capacidades), ao saber ser (atitudes) e ao saber estar com os outros (relação). Preparar as crianças para serem felizes e realizadas num mundo global complexo exige não apenas educação acadêmica, mas também habilidades emocionais, sociais e éticas.
O foco deve estar em formar cidadãos críticos, empáticos, resilientes e curiosos, capazes “ler” o mundo e de se adaptarem e prosperarem num ambiente em constante mudança.
O Que é Literacia?
A literacia abrange um conjunto de competências cognitivas, sociais e culturais que, vão permitir desenvolver a capacidade de navegar por informações complexas, pensar criticamente e aplicar esse conhecimento de forma prática e contextual permitindo às crianças participar ativa e plenamente na sociedade e serem felizes!
Objetivos Gerais
- Promover o desenvolvimento integral das crianças, focando-nos em literacias essenciais para a vida em sociedade;
- Fomentar a capacidade de compreensão, análise e utilização crítica da informação em diversos contextos;
- Preparar as crianças para enfrentar os desafios de um mundo globalizado, promovendo a empatia, o respeito pela diversidade e a cidadania ativa.
Resultados Esperados
- Proporcionar às crianças as bases para que sejam mais conscientes, críticas e preparadas para participar ativamente na sociedade;
- Promover valores como o respeito, a empatia, a cidadania e a sustentabilidade.
Metodologias e Abordagens Pedagógicas
- Aprendizagem Lúdica, com o uso de jogos, música, arte e atividades práticas para tornar as aprendizagens significativas;
- Aprendizagem Ativa, privilegiando a metodologia de trabalho de projeto e resolução de problemas, em que partimos dos saberes que as crianças já têm e construímos cada projeto a partir dos seus questionamentos e propostas, com a orientação dos Educadores, Professores e Auxiliares. O trabalho é depois desenvolvido através da pesquisa, análise crítica e construção de resposta ou soluções para problemas formulados;
- Aprendizagem Colaborativa, incentivando o trabalho em grupo, a cooperação e o diálogo entre pares;
- Integração Curricular, trabalhando as várias literacias de forma transversal, integrando-se nas diferentes áreas curriculares, como a língua portuguesa, inglesa, e outras que façam sentido no grupo / turma, a matemática as ciências e a cidadania;
- Envolvimento da Comunidade e das Famílias, convidando-as a participar em workshops, eventos e atividades conjuntas, reforçando os conceitos aprendidos.
Avaliação
- Observação Continua, da qual resultará uma avaliação qualitativa através da observação das crianças e alunos em atividades práticas;
- Portefólio Individual que construiremos com trabalhos, reflexões e registos de participação ao longo do projeto;
- Autoavaliação e Reflexão, incentivando as crianças a refletir sobre o que aprenderam e como se sentem em relação às atividades.
As Literacias que Vamos Trabalhar
- Literacia para uma Vida Saudável e Feliz (2024-2025)
- Literacia para a Vida num Mundo Sustentável (2025-2026)
- Literacia para uma Cidadania Ativa e Consciente (2026-2027)
- Literacia para uma Vida Equilibrada num Mundo Digital (2027-2028)
- Literacia para Comunicar num Mundo Global e Complexo (2028-2029)