Inclusão na Parkids
O Projeto Educativo da Parkids prevê, desde o seu início, a inclusão como um dos seus valores fundamentais. Desde o nosso segundo ano de funcionamento, em 2006/2007, temos tido o privilégio de receber crianças e alunos com Necessidades Educativas Especiais de várias naturezas.
Temos aprendido muito com estas crianças e com os seus pais, familiares e técnicos que os acompanham; por isso, não mais deixámos de os receber ou de os acompanhar quando as Necessidades Especiais são detetadas pela escola.
Temos dado, e queremos continuar a dar, o nosso contributo para ajudar no desenvolvimento de crianças com Necessidades Educativas Especiais, tentando contrariar a perspetiva mais comum de evidenciar mais as limitações do que propriamente as potencialidades destas crianças.
Nem sempre é fácil percorrer este caminho, quer no acompanhamento que é dado aos pais, quer na formação que é necessário proporcionar aos professores e outros membros da nossa equipa, quer ainda nas adaptações que temos de ir fazendo na estrutura da escola, mas quando vemos os resultados deste trabalho não conseguimos deixar de sentir uma imensa emoção e realização pessoal e profissional.
Temos aprendido, ao longo destes anos, que as crianças e alunos com Necessidades Educativas Especiais mais profundas beneficiam imensamente do convívio com outras crianças e alunos com um desenvolvimento considerado normal: é-lhes dada oportunidade de estimular as suas capacidades e habilidades sociais, pois os seus pares fornecem, entre outros aspetos, modelos de interação. Mais, beneficiam muito pelo facto de serem tratados como iguais, quer pelos pares, quer pelos adultos, investindo nas suas capacidades de relacionamento e de vínculo social.
Por outro lado, as crianças e alunos que convivem diariamente com colegas com algum tipo de limitação, também beneficiam, e muito, desta oportunidade de aprendizagem de convívio com a diferença, desenvolvendo nelas competências de tolerância, entreajuda, solidariedade e de adaptação às circunstâncias.
Trata-se de uma tentativa constante de equilibrar as adaptações que devem ser feitas tendo em conta as necessidades específicas destas crianças (quer sejam de natureza pedagógica, curricular, estrutural, etc.) e a tentativa de lhes proporcionar uma infância plena e repleta das experiências típicas de qualquer criança da sua idade.
Desta forma, e sem prejuízo do encaminhamento mais adequado de casos mais extremos, acreditamos que podemos ter um papel importante no desenvolvimento de crianças com este tipo de necessidades, ajudando-as a conquistar o seu lugar na sociedade, na escola e na família. Com a educação de todas as crianças conjuntamente, aquelas que possuem alguma necessidade educativa especial, seja qual for, têm a oportunidade de preparar-se para a vida em comunidade e abraçar o valor da igualdade de direitos para todas as pessoas.