As nossas
Notícias

RECOMEÇOS

Setembro tem um sabor agridoce: significa que as férias estão a terminar, que o verão em breve dará lugar às estações mais frias; mas traz também uma sensação de recomeço. É a oportunidade perfeita para redefinir as nossas rotinas e os nossos hábitos e para colocarmos em prática os nossos projetos, quer os novos que aqueles que temos vindo a adiar.

Com o regresso à escola acontece o mesmo. Quem não se lembra da emoção de comprar materiais novos, do cheirinho dos livros ainda por forrar, das canetas por estrear? Do friozinho na barriga do primeiro dia de aulas? Tudo isto exclama “recomeço”.

Por aqui, nestes dias, sentimo-nos exatamente assim: a emoção da escola a voltar ao seu ritmo normal, depois de dois meses de férias, em que os nossos meninos foram indo e regressando, o que resultou em dois meses de uma escola mais vazia.

É natural que esta sensação de recomeço se desvaneça com o tempo; no entanto, é importante que se mantenha a motivação inicial e o foco nas nossas metas e objetivos. Isto é válido para a vida em geral e para a escola em particular, na qual o foco é bem claro: os Alunos. Tão simples (ou tão complexo) quanto isto.

É para os Alunos que todos trabalhamos. São as suas necessidades que devem nortear todas as nossas opções (pedagógicas, didáticas ou outras), projetos, o nosso desempenho diário.

E falamos aqui de toda uma equipa que deve trabalhar em prol das crianças: educadores, professores, auxiliares, equipa da cozinha, equipa de direção, pais e outros familiares, técnicos variados, todos em conjunto, devem funcionar de forma articulada para que o sucesso escolar e educativo seja uma realidade.

Termino com uma ideia final, mas que deve funcionar como ponto de partida: será muitíssimo mais fácil ter sucesso (escolar e educativo) se tivermos Alunos felizes. Essa é a nossa primeira meta, o mote do nosso Projeto Educativo a partir do qual definimos toda a nossa ação no dia-a-dia.

Para todos, um excelente ano!